PRP

Home - Cirurgias - Dra. Camila Sandoval

O PRP ou Plasma Rico em Plaquetas, é um novo método que usa o sangue do próprio paciente, com uma grande quantidade de plaquetas.

Esse método visa estimular a produção de novas células no local aplicado.

Além disso, propicia o aparecimento de fibras de colágeno que sustentam a pele de maneira natural, proporcionando mais nutrição.

Logo, o método PRP, na estética consegue minimizar o envelhecimento e promove o aumento de tonicidade e hidratação da pele.

Portanto, nesse artigo abordaremos mais sobre o que é, como funciona, e os benefícios do método PRP, para você.

O que é PRP e como é utilizado?

O método PRP, trata-se de um procedimento, realizado a base de sangue do paciente. As siglas PRP significam Plasma Rico em Plaquetas.

O PRP contribui simultaneamente para o preenchimento das linhas de expressão, ameniza rugas, como pés de galinha e bigode chinês.

Bem como, é eficiente para tratamento de estrias, flacidez no rosto, pescoço, cicatrizes de acne, e outros.

Em suma, o método PRP faz muito sucesso em centros estéticos, porém é possível utiliza-lo em situações de implantes dentários e cirurgias gerais.

Descubra como é realizado

O PRP, é um procedimento simples, pouco invasivo, que não deixa hematomas.

Primeiramente, é retirado cerca de 15 ml de amostra de sangue, por punção venosa. Em média são utilizados 3 tubos de citrato de sódio de 4,5 ml.

Logo após a coleta de sangue, os tubos são centrifugados, por volta de 10 minutos, para que a separação das plaquetas ocorra.

Em seguida, o plasma rico em plaquetas é transferido para um tubo único e passa por um processo de coagulação. A cada 15 ml coletados, temos 3 ml de PRP úteis.

Por último é colocado em uma seringa e aplicado no local selecionado para o procedimento.

Como o PRP atua no organismo?

De antemão, o PRP (Plasma Rico em Plaquetas), se mostra 3 a 5 vezes mais potente quando comparado ao plasma não manipulado.

Em síntese, o plasma rico em plaquetas, possui alta concentração de fatores de crescimento que, estimulam a produção de novas células e proteínas, como, por exemplo, o colágeno e elastina.

Ou seja, além dos benefícios acima citados, também aumenta a vascularização, formação de novos vasos sanguíneos e provoca o crescimento epitelial.

Todavia, o método PRP também precisa de manutenção para garantia de resultados. Sendo que, o tempo para reaplicações pode ser de 6 meses a 1 ano, tudo depende do grau das marcas de expressão e envelhecimento do paciente.

Primordialmente indicado para pessoas a partir dos 35 anos, pois é após essa idade que os primeiros sinais da perda de colágeno, começam a aparecer. Ou seja, os sinais de envelhecimento são mais evidentes.

Apesar disso, as contraindicações existem para pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes.

Assim como, pessoas entre 30 e 35 anos, que não apresentem sinais de envelhecimento ou marcas de expressões notáveis, também não devem passar por esse tratamento.

Lembrete: sempre busque por profissionais capacitados para realização do tratamento.

Descubra as suas vantagens

A técnica PRP oferece uma gama de benefícios para os pacientes que se dispõem a passar por esse processo.

Por ser pouco invasiva, rápida se destaca, ganhando popularidade.

Por isso, destacamos abaixo ventagens do uso do PRP, para estéticas e outras áreas de medicina. Confira:

Observe as vantagens do ponto de vista estético:

+ Tonifica músculos;
+ Combate a flacidez;
+ Auxilia na produção de elastina;
+ Previne o aparecimento de novas rugas e conserva a elasticidade da pele;
+ Aumenta a produção de colágeno, auxilia na eliminação de manchas, rugas e cicatrizes de acne;
+ Diminui tamanho dos poros, deixando a pele mais firme e cor uniforme;
+ Quando aplicado no couro cabeludo, estimula o crescimento do cabelo, além de engrossar as fibras capilares;
+ Eficiente no rejuvenescimento, hidrata e nutre a pele.

Observe as vantagens do ponto de vista estético:

A ortopedia e a odontologia, a exemplo da estática, também tem vantagens quando associam o método PRP ao tratamento de pacientes. Veja:

+ Cicatrização de músculos e tendões;
+ Cicatrização de cortes cirúrgicos;
+ Rápida consolidação e mineralização de enxertos ósseos;
+ Aumento da densidade óssea;
+ Melhora de ossos regenerados;

Tubo de Citrato de Sódio, item necessário para realizar o PRP

O Tubo de citrato de sódio tem relação direta com a técnica PRP, por isso é um item indispensável para realização desta técnica, seja na área estética ou médica.

Além disso, o tubo de citrato é utilizado nas coletas de sangue para teste de coagulação. Assim como, ele também serve para realizar análises antitrombóticas, tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina ativada (TTPa).

Em suma, os tubos de citrato, diminuem os riscos de contaminação, pois o sangue entra diretamente no recipiente de coleta, ao invés de ter o contato com a pele de quem realiza o exame ou procedimento clínico, assegurando bem-estar do profissional e paciente.